sexta-feira, 29 de março de 2013

Começando a caminhar

     Com o quadro desesperador em que me encontrava, marquei uma nutricionista, mas só consegui horário para março/13. Ok, já tinha passado tanto tempo nessa vida errada, esperaria pacientemente março chegar. Até que finalmente o dia chegou. 16/03/2013, o dia em que eu comecei meu caminho rumo à saúde, ao corpo perfeito, à qualidade de vida.

Com vocês, dados do dia 16/03/2013:

Peso: 89,8kg
Altura: 1,58
IMC: 35,7kg
CC (Circunferência de Cintura): 93cm

Resumindo: estou enorme de gorda, tenho obesidade grau 2. Minha gente, não é grau 1, é grau 2 já.
Pisquei.

     Baseada nesses dados e nos exames de sangue e ultrassom que eu levei, minha nutricionista passou uma dieta detox pra mim. Detox porque ela retira todos os alimentos inflamatórios da minha alimentação, fazendo com que meu organismo seja desintoxicado. Não confundam detox com esses detox de revista, que prometem "secar 7kg em 7 dias", isso não existe. Como também é conversa fiada gente passando dieta usando o nome de detox só para ganhar dinheiro em cima de perua deslumbrada. Desculpa a franqueza, mas é verdade.

     Então, o que eu retirei da minha alimentação foi açúcar, leite e derivados, carne vermelha, frituras, pães, enlatados, embutidos, conservas, qualquer alimento industrializado (light, diet, tudo) e temperos prontos. Eu sei que parece muita coisa, você até toma um susto na hora, mas na verdade acaba não fazendo falta. Digo isso porque existem muitas opções na natureza para substituir (sejamos criativos), mas principalmente por um detalhe que agora acho que é o segredo da dieta: comer de 3 em 3 horas.

     É informação antiga e não seria tão antiga se não fizesse absolutamente todo sentido. Você simplesmente não tem fome. Tente não ficar mais de três horas sem comer uma frutinha e me conte o que acontece. É quase mágica, gente.

     Pensei em colocar aqui a dieta que me foi passada, mas acho que é muito perigoso porque dieta é algo muito personalizado, o que serve para mim não necessariamente atenderá às suas necessidades. Direi alguns toques que ela me deu:

-Após as refeições, comer uma fruta com casca, porque além de ajudar na absorção dos nutrientes, vai ter uma função tipo "vassoura", auxiliando a digestão;
- Mastigar bastante ajuda a enviar uma mensagem ao cérebro de que você já se saciou;
- Fazer atividade física não é só para emagrecer, mas para evitar que você emagreça "murchando" (a recomendação pra mim foi aquela de sempre, 30min de caminhada pelo menos 3 a 4 vezes por semana).
- Aquela fome louca que chega do nada na verdade não é fome, é apenas o seu organismo desregulado. Passe a comer de 3 em 3 horas e não pular os horários das refeições que isso acaba (essa eu comprovo!).

     Já se passaram alguns dias da minha consulta e eu venho seguindo tudo quase certinho. Quase porque durante a semana eu ando na linha, mas tive um aniversário para ir e por isso jantei fora num final de semana. Sem falar que neste feriado de Páscoa estou comendo praticamente fora da dieta também mas - só pra tentar limpar minha barra - as comidas aqui em casa estão sendo preparadas de acordo com as recomendações e eu só saio um pouco da linha no almoço e jantar, passo o dia comendo fruta e bebendo água.
Quên, continuo errada, eu sei.
Essa temporada de aniversário e feriado com comida chega ao fim assim que o domingo acabar, vou entrar na linha de vez.

     Ah, a pilha da minha balança acabou, quando providenciar isso passarei a postar fotos e pesagem semanais, para acompanhar minha evolução.

Agora para encerrar, fotos da lista das substituições dos alimentos e das orientações gerais. ;)


O que está riscado foi proibido para mim. :~
A lista de substituições não é a dieta, porque a dieta mesmo indica cada grupo/quantidade que eu devo consumir em cada refeição.


Abraço!


0 comentários:

  © Blogger template 'Minimalist H' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP